quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Projeto - Planeta Água.

Projeto  Planeta água
Objetivos:
- Saber que não existe vida sem água.
 - Compreender a importância da água.
- Conhecer diferentes usos da água.
- Entender sua presença em ambientes distintos.
Conteúdo
- Água.
- Relação entre água e seres vivos.
-recursos naturais.
Anos
1º ao 5º.
Tempo estimado
Dois  mês.
Material necessário
·         Música "Água" (de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes, CD Canções de Brincar), revistas usadas, guardanapo de papel, duas garrafas plásticas transparentes de 600 ml, cubos de gelo e caneta Batata, sal, colher e cartolinas.
·         Água em estado líquido, ilustrações ou fotos de seres vivos (animais e plantas) típicos de diferentes ambientes, ilustrações ou fotos de água sendo utilizado (alimentos sendo consumidos, animais matando a sede etc.), sal, batatas cortadas ao meio, sacos plásticos, fita adesiva, formas ou copos plásticos, geladeira com congelador, garrafa PET pequena com tampa, recipiente retangular fundo e o vídeo Como Funcionam as Usinas Hidrelétricas (www.abr.io/video_agua).
·         Batata, sal, colher e cartolinas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Peça que os alunos percorram o espaço da escola e observem a existência de água. Eles deverão registrar suas constatações numa folha ou no caderno, em forma de lista. Em seguida, organize uma roda e discuta a utilização da água em cada situação identificada (pergunte de onde vem a água das torneiras, por exemplo). Aproveite para promover uma debate sobre os ambientes naturais onde existe água, monte uma lista e solicite que façam um desenho baseado nela. Lembre-os da existência de água nos aquíferos e de que, embora exista em grande quantidade, uma parcela pequena da água está disponível para os seres vivos. Ao final desta etapa, faça a leitura da letra da música "Água" e converse com os alunos sobre as informações presentes nela (o ciclo da água, a composição das nuvens, a utilização da água no abastecimento e a presença de água no corpo dos seres vivos). A intenção é sistematizar as discussões.
2ª etapa
"A Importância da Água para os Seres Vivos". Insira tarjetas contendo as seguintes descrições: "Água para beber", "Produção de energia", "Hábitat", "Transporte", "Irrigação" e "Utilização nas indústrias", entre outros. Solicite que os alunos colem imagens recortadas de revistas que possam ser relacionadas a cada tarjeta. Depois que eles montarem o painel, discuta os conteúdos apresentados e pergunte se todos concordam com as informações apresentadas, se sugerem mudanças etc.
3ª etapa
Informe que a discussão, agora, será sobre os estados físicos da água. Para tratar dos estados sólido e líquido, providencie alguns cubos de gelo e deixe-os em repouso à temperatura ambiente. Após o derretimento, ajude as crianças a estabelecer uma relação entre os estados sólido e líquido e a variação de temperatura. Já para o estudo da evaporação, solicite que elas adotem os seguintes procedimentos: 1) Identificar as duas garrafas plásticas transparentes com as letras A e B; 2) Preencher com água o conteúdo das duas garrafas até a metade; 3) Usando a caneta para retroprojetor, marcar o nível da água nas duas; 4) Deixar destampada a garrafa A e tampar a garrafa B; 5) Deixar as duas perto de uma janela ou qualquer outro lugar que acelere naturalmente a evaporação. Pergunte: "O que acontecerá com a água nas duas garrafas?". Dois dias depois, será possível observar que o nível da água na garrafa destampada (A) está mais baixo. Já na garrafa tampada (B), o que se observará é a formação de gotículas na sua parte superior. Lance outra questão: "Onde foi parar a água que sumiu da garrafa A?". Peça que os alunos desenhem o experimento novamente, dessa vez registrando o resultado, e comparem às previsões feitas anteriormente. No novo registro, é fundamental que eles escrevam de maneira sucinta aquilo que foi observado. Por fim, contextualize a evaporação com exemplos da vida cotidiana, como o das roupas que secam penduradas em um varal.
5ª etapa
Comece perguntando: "Onde encontramos água?". A ideia é que a turma perceba como essa substância é abundante. Informe que, além de rios e mares, existe água também no subsolo (reservatórios subterrâneos) e no ar atmosférico (sob a forma de vapor). Depois, peça que as crianças falem sobre o uso da água no dia a dia. Elas dirão que a usam quando tomam banho, escovam os dentes etc. Aproveite para questioná-las quanto à origem da água que consumimos. É importante que a garotada perceba que ela vem da natureza.
6ª etapa
Relembre com os alunos os lugares onde podemos encontrar água na natureza e questione-os sobre a sua importância. Explique que todos os seres vivos necessitam de água para manter suas funções vitais. Para verificar a presença de água em um vegetal, faça um pequeno buraco em uma batata cortada ao meio e coloque uma boa quantidade de sal nessa cavidade. Deixe-a repousando enquanto você promove as discussões seguintes. No local em que o sal foi depositado, vai se formar uma poça de água, pois o sal "puxa" (por osmose) o líquido presente no interior do tubérculo. Pergunte se existe água também no corpo humano e verifique se eles sabem como comprovar que sim. Explique: quando transpiramos ou urinamos, perdemos água e é por isso que sentimos sede.
7ª etapa
Verifique o que os alunos sabem sobre como evitar o desperdício de água. Peça que deem sugestões de uso racional (não deixar a água correr enquanto escovam os dentes, evitar banhos longos etc.). Em duplas, peça que produzam filipetas com dicas de preservação que, mais tarde, componham um mural.
8ª etapa
Comece perguntando: "Onde a gente pode encontrar água em estado líquido?". As respostas mais comuns devem ser rios, lagos, mares e oceanos. Em seguida, faça outra pergunta: "Será que existe água nos alimentos?". Divida a turma em grupos e forneça a cada um meia batata. Os alunos devem espalhar uma colher de chá de sal sobre a superfície dela e observar. Alguns minutos depois, ocorrerá um acúmulo de água. Discuta de onde ela vem. Para verificar a presença de água em outros alimentos, como frutas ou pão, peça que coloquem uma amostra em um saco plástico completamente fechado e deixem-no em um local que receba sol por alguns dias.
9ª etapa
Pergunte se existe outra forma de água no planeta além daquela em estado líquido. Apresente algumas imagens de rios, lagos, represas, geleiras, nuvens, chuva caindo etc. Peça que separem as imagens de acordo com o estado físico em que a água se encontra e colem no caderno, escrevendo "sólido", "líquido" ou "gasoso" como legenda.
10ª etapa
Informe que a turma fará um experimento para ver a água mudando de estado físico e comprovar que a temperatura é responsável por essa mudança. Em seguida, peça que alunos coloquem um pouco de água em duas fôrmas plásticas. As duas irão para a geladeira, mas só uma será colocada no congelador. A outra ficará na parte de baixo do refrigerador. A cada hora, as crianças devem observar o estado da água nas duas fôrmas. Cerca de três horas depois, a água colocada no congelador - submetida a uma temperatura muito baixa - terá virado gelo (estado sólido). A fôrma da parte de baixo, por outro lado, ainda estará líquida, pois a temperatura era um pouco mais alta. Finalize a etapa levando o gelo para a sala de aula e deixando que os alunos observem o derretimento à temperatura ambiente. Discuta o que foi observado.
11ª etapa
O tema abordado, agora, será evaporação. Pergunte aos estudantes: "O que ocorre quando enchemos uma panela de água e a esquentamos no fogão?". Se possível, faça uma demonstração usando algum tipo de fogareiro (desde que você seja o único a se aproximar do fogo, por motivos de segurança). Peça que os alunos estabeleçam uma relação entre a evaporação observada no fogareiro e a que ocorre naturalmente, como roupas lavadas que secam no varal, aquários destampados etc.
12ª etapa
Apresente as imagens de seres vivos típicos de diferentes ambientes junto com as figuras de água sendo utilizada (alimentos sendo consumidos, animais matando a sede, plantas crescendo etc.) e questione: como e com que finalidade eles utilizam a água? As crianças devem relacionar as figuras. Abaixo de cada relação, elas vão registrar que uso se faz da água naquele exemplo. Ao final da etapa, espera-se que os alunos tenham percebido que os seres vivos, inclusive o homem, usam a água de diferentes maneiras, mas com a mesma finalidade: sobreviver. Trata-se, portanto, de um recurso essencial à vida.
13ª etapa
Peça que os alunos citem alguns exemplos de usos que o homem costuma fazer da água e registre-os no quadro. Se ninguém citar a geração de energia elétrica, faça você a citação e pergunte: "De onde vem a energia que acende as luzes de casa e da escola?". Diga para anotarem as hipóteses no caderno e, em seguida, exiba o vídeo intitulado Como Funcionam as Usinas Hidrelétricas. Ao final da exibição, solicite que as crianças revejam as hipóteses iniciais.
Produto final
Solicite que os alunos produzam cartazes que chamem a atenção de outras turmas para a questão do uso consciente da água. Selecione os locais para fixação na escola de acordo com o fluxo de pessoas e a presença de água (perto de banheiros e bebedouros, por exemplo).
Avaliação
Verifique se, nos cartazes produzidos pelas crianças, há conexão entre os assuntos e sugestões adequadas para o uso consciente de água. Você pode avaliar os alunos por meio da oralidade e análise dos registros produzidos durante as etapas


Revista nova escola /edição especial-ciências nº36 março de 2011.













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