quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sequências Didática (contar histórias).


Sequência didática.
Contar Histórias
Bloco de conteúdo:
Língua Portuguesa.
Conteúdo:
Linguagem oral.
Objetivos:
·         Incentivar na criança a expectativa de aprender a ler;
·         Desenvolver a capacidade de comparação entre mundo de fantasia e mundo real.
·          Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades.
·         Trabalhar a oralidade.
·         Ampliar o repertório de contos populares.

Conteúdos:
·         Linguagem oral.
·         A importância dos contos populares.

Ano:
Grupo 4                                                                                            
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário:
·         Conto, A Festa no Céu (memorizado).
·         Caderno, lápis, borracha (para anotações).
·         Papel para confecção do livro.
·         Lápis de cor e canetinhas.
   Desenvolvimento:
1º aula:
Contextualização: Conversar com os alunos sobre os contos populares. Para a realização dessa atividade o professor pode se basear no texto abaixo:

            É impossível precisar quando surgiu o primeiro conto popular. Os registros escritos mais antigos datam de cerca de 3200 a. C. Mas muito antes disso, o homem já contava histórias.    
Acredita-se que, no começo, o homem falava de seus acontecimentos cotidianos. Ao mesmo tempo, observava os fenômenos naturais, o ambiente em que vivia e perguntava-se sobre suas origens e seu papel no universo. Criava suas próprias respostas, muitas vezes recorrendo à imaginação para explicar aquilo que sua razão não podia compreender. Suas interpretações, então, adquiriam voz em forma de narrativas. E o homem contava suas histórias para os outros homens, que as ouviam e reinterpretavam, muitas vezes adaptando-as à sua realidade, transformando-as. E as contavam a outros homens. O ciclo se repetia e as histórias espalhavam-se por toda a parte.   
Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. O conto popular é testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Carrega em si informações históricas, antropológicas, sociológicas, lingüísticas e psicológicas, despertando o interesse de todas as ciências humanas.   
Porém, mais do que somente objeto de estudo, as histórias populares encantam, divertem, fazem sonhar, pensar, refletir. Aguçam a imaginação, trazem recordações, despertam a curiosidade e motivam a criação. São vivas.    
                                                          
Após a discussão, o professor pode pedir que os alunos contem algum conto popular de que se lembrem. É interessante que o professor também pesquise com antecedência e possa contar em sala, para seus alunos, algum conto popular que circule oralmente em sua cidade ou região.   
2º aula:
Contextualizar. Hoje vou contar para vocês um conto que meus pais cotavam para mim quando criança. Chama se A Festa no Céu. Alguém o conhece?
Com a turma sentada em circulo o professor conta o conto com naturalidade, entonação gestos e emoção para que os alunos percebam os fatos.
Após a contação da historia, conversar com os alunos sobre os principais fatos da narrativa, por meio de perguntas como:
Onde se passa a historia?
Quem são os personagens principais?
O que o sapo queria?
Qual foi a estratégia que ele usou para conseguir ir à festa?
Por que o urubu só percebeu que a viola estava estranha quando estava voltando da festa?
O que aconteceu quando o urubu notou que o sapo estava lá dentro?
O que o sapo disse ao urubu para que ele se livrasse de se esborrachar no lajedo?
Depois de verificar se os alunos compreenderam o conto perguntar se é a mesma versão que eles conhecem.
Socializar as diferentes versões.
3º aula:
 Pedir que os alunos pesquisem com seus familiares ou vizinhos contos populares que fazem parte da cultura da região.
4º aula:
Organizar a sala para a apresentação dos contos trazidos.
Pedir que contem a narrativa que ouviram. Provavelmente alguns trarão o mesmo conto. O professor pode aproveitar a oportunidade e conversar com a turma sobre as variações sofridas nos contos ao longo do tempo, ao passarem de boca a boca, de geração a geração.
Tomar nota dos contos trazidos para a organização de um pequeno livro.
5º aula:
Apresentar o livro aos alunos contendo a versão final dos contos trazidos por eles na aula anterior.
Pedir que ilustrem seu conto.(O livro pode ser levado para que cada dia um faça seu desenho. Mas é preciso estabelecer um combinado  para que não haja extravio e seja devolvido na data exata).
Avaliação:
 Avaliar os alunos durante todo o processo e, caso perceba que eles não estão compreendendo a atividade, deve adaptá-la. Esse procedimento permite que o professor reflita sobre sua prática. É interessante que essa atividade avaliativa seja realizada após todas as aulas.


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